Este projeto foi elaborado pelos professores Camila, Jamile e Luciano.
PROJETO ESCOLA SUSTENTAVÉL
JUSTIFICATIVA:
Trabalhar com sustentabilidade é plantar um presente que garanta a subsistência das novas gerações. Num planeta que pede socorro e se aquece a cada dia, Pois melhor que plantar árvores, despoluir rios, proteger animais, é semear a consciência de que a garantia da vida é respeitar as fronteiras da natureza.
OBJETIVOS:
Fazer com toda a escola trabalhe visando o desenvolvimento sustentável, fazer o aluno compreender a importância da separação do lixo, materiais recicláveis e o aproveitamento do lixo orgânico no uso agrícola.
METODOLIGA:
O projeto será realizado por toda a escola, alunos, professores, funcionários e direção. As etapas do projeto serão realizadas em diferentes escalas que deverá durar o ano todo, entre elas estão:
Pratica da separação do lixo;
Criação de uma compostagem,
Criação de uma horta escolar;
Criação de uma cisterna;
Criação de uma praça ecológica;
Plantio de árvores nativas no pátio da escola;
Palestras;
Divulgação dos trabalhos na comunidade escolar;
Divulgação de folhetos informativos para a comunidade;
Exposição dos trabalhos na semana do meio ambiente;
MATERIAIS:
Tijolos e serragem para construção da compostagem.
Caixa de água para cisterna.
Mudas de arvores nativas.
Taquaras.
Terra preta.
Pneus para a praça.
Material de uso comum
Papel cartaz.
Tintas.
Pincéis.
Lixeiras.
TODA A ESCOLA ESTARÁ INSERIDA NO PROJETO.
ESCOLA LIMPA E SUSTENTÁVEL
CARACTERIZAÇÃO DA SITUAÇÃO
Mostrar aos alunos a importância da higiene mental, pessoal, do ambiente familiar e da escola, para melhorar suas condições de vida.
DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS COMPORTAMENTAIS
Que primeiramente os alunos valorizem a sociabilidade e a higiene, e adotem modos de agir tais como:
• Jogar lixo no lixo;
• Organizar as cadeiras nas salas;
• Limpar a lousa;
• Manter as carteiras, o chão, e as paredes limpas;
• Preservar os trabalhos expostos pelos colegas.
Preservar o ambiente e o patrimônio escolar como forma de melhorar suas condições de vida, estendendo-se a comunidade.
SELEÇÃO E PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS INCLUINDO A AVALIAÇÃO
Todas as disciplinas
• Pesquisa diagnóstica referente a higiene e limpeza da escola;
• Montagem de um painel, destacando as reivindicações dos alunos, para dirigir novas ações;
• Limpeza dirigida e contínua;
• Confecções de cartazes com frases significativas incentivando o processo de valorização pessoal.
AVALIAÇÃO
A avaliação dos alunos será medida pela mudança comportamental dos mesmos.
Onde:
• As serventes observarão as salas após cada período e pontuarão as mesmas de acordo com o grau de limpeza e organização;
• Será feito um painel com as notas dadas, possibilitando os próprios alunos a auto avaliação;
• Observaremos a reação dos alunos da sala na distribuição das tarefas.
Atividades a serem desenvolvidas em cada disciplina
2.1- HISTÓRIA
• Resgate da história da escola, buscando as mudanças ocorridas em todos os aspectos (arquitetônicos estruturais e visuais).
ESTRATÉGIAS
• Pesquisas sobre a escola, criação e funcionamento;
• Entrevistas com ex-alunos;
• Observações das alterações estruturais feitas na escola a partir da planta original, fotos, documentos, etc.
• Localização da escola, da cidade, do município, do estado, da região e do Brasil.
ESTRATÉGIAS
• Mapeamento e construção da Maquete de onde se localiza nossa escola;
• Pesquisas sobre a localização da escola.
2.3- CIÊNCIAS
• As consequências da falta de higiene na saúde;
• Problemas causados pelo lixo, pelas pombas e outros animais;
• Problemas da decomposição e acúmulo dos diferentes tipos de lixo;
• Reciclagem;
• Meio ambiente.
ESTRATÉGIAS
• Pesquisas;
• Coleta de material;
• Reciclagem de papel e confecção de objetos.
2.4- LÍNGUA PORTUGUESA E ESTRANGEIRA
• Rimas com palavras relacionadas com a limpeza;
• Poesias, redações, textos e músicas;
• Reprodução de temas de linguagem escrita para o visual;
• Frases;
• Teatro.
2.2 – GEOGRAFIA E MATEMÁTICA
ESTRATÉGIAS
• Montagens de pequenos diálogos relacionados com a limpeza (português e inglês);
• Confecção de cartazes, com frase em inglês e português sobre a limpeza da classe e da escola.
2.5- EDUCAÇÃO ARTÍSTICA
• Artes com papel reciclado;
• Teatro;
• Paródias;
• Cartazes.
ESTRATÉGIAS
• Desenvolvimento, em grupos, de paródias sobre o tema, a partir de uma música conhecida;
• Montagem de uma peça teatral referente ao tema.
2.6- MATEMÁTICA
• Problemas sobre a produção de lixo;
• Gráficos
ESTRATÉGIAS
• Elaboração de problemas referentes à decomposição de materiais;
• Montagem de gráficos sobre a pontuação das classes;
• Montagem de mini-latões através da planificação do cilindro, mostrando as cores da separação seletiva do lixo.
2.7- EDUCAÇÃO FÍSICA
• Gincana da preservação "O ambiente é o que conta".
ESTRATÉGIAS
• Campanhas de material de limpeza;
• Campanhas de alimento não perecíveis;
• Provas competitivas (relativas ao tema ou não);
• Montagens de cartazes para anotação de pontuação.
SELEÇÃO E PREPARAÇÃODE MATERIAIS/RECURSOS A SEREM UTILIZADOS
• Questionários
• Cartazes
• Maquetes e desenhos
• Planta do Prédio
• Exposição dos trabalhos feitos
• Composteira
• Palestras distribuição de folhetos
• Campanhas educativas e preventivas
• Relatórios
• Redações, textos, filmes
• Trabalhos de fantoches
• Atividades físicas específicas
• Reprodução de temas
OBS: Logo estarei postando imegens dos resultados obtidos.
Até Breve.
5 comentários:
muito bom, adorei luciano.
parabéns!
Luciano gostei muito mais gostaria de vê-lo o resultado!!!
Gostei muito de seus projeto e preciso ler o resultado do projeto
Luciano gostei muito. Parabéns!
Luciano gostei do seu projeto preciso do resultado!!!
Postar um comentário