quarta-feira, 25 de maio de 2011

Projeto Escola Sustentável

   Este projeto foi elaborado pelos professores Camila, Jamile e Luciano.


PROJETO ESCOLA SUSTENTAVÉL


JUSTIFICATIVA:

Trabalhar com sustentabilidade é plantar um presente que garanta a subsistência das novas gerações. Num planeta que pede socorro e se aquece a cada dia, Pois melhor que plantar árvores, despoluir rios, proteger animais, é semear a consciência de que a garantia da vida é respeitar as fronteiras da natureza.

OBJETIVOS:

Fazer com toda a escola trabalhe visando o desenvolvimento sustentável, fazer o aluno compreender a importância da separação do lixo, materiais recicláveis e o aproveitamento do lixo orgânico no uso agrícola.

METODOLIGA:

O projeto será realizado por toda a escola, alunos, professores, funcionários e direção. As etapas do projeto serão realizadas em diferentes escalas que deverá durar o ano todo, entre elas estão:

 Pratica da separação do lixo;

 Criação de uma compostagem,

 Criação de uma horta escolar;

 Criação de uma cisterna;

 Criação de uma praça ecológica;

 Plantio de árvores nativas no pátio da escola;

 Palestras;

 Divulgação dos trabalhos na comunidade escolar;

 Divulgação de folhetos informativos para a comunidade;

 Exposição dos trabalhos na semana do meio ambiente;

MATERIAIS:

 Tijolos e serragem para construção da compostagem.

 Caixa de água para cisterna.

 Mudas de arvores nativas.

 Taquaras.

 Terra preta.

 Pneus para a praça.

 Material de uso comum

 Papel cartaz.

 Tintas.

 Pincéis.

 Lixeiras.

TODA A ESCOLA ESTARÁ INSERIDA NO PROJETO.

ESCOLA LIMPA E SUSTENTÁVEL


CARACTERIZAÇÃO DA SITUAÇÃO

Mostrar aos alunos a importância da higiene mental, pessoal, do ambiente familiar e da escola, para melhorar suas condições de vida.

DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS COMPORTAMENTAIS

Que primeiramente os alunos valorizem a sociabilidade e a higiene, e adotem modos de agir tais como:

• Jogar lixo no lixo;

• Organizar as cadeiras nas salas;

• Limpar a lousa;

• Manter as carteiras, o chão, e as paredes limpas;

• Preservar os trabalhos expostos pelos colegas.

Preservar o ambiente e o patrimônio escolar como forma de melhorar suas condições de vida, estendendo-se a comunidade.

SELEÇÃO E PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS INCLUINDO A AVALIAÇÃO

Todas as disciplinas

• Pesquisa diagnóstica referente a higiene e limpeza da escola;

• Montagem de um painel, destacando as reivindicações dos alunos, para dirigir novas ações;

• Limpeza dirigida e contínua;

• Confecções de cartazes com frases significativas incentivando o processo de valorização pessoal.

AVALIAÇÃO

A avaliação dos alunos será medida pela mudança comportamental dos mesmos.

Onde:

• As serventes observarão as salas após cada período e pontuarão as mesmas de acordo com o grau de limpeza e organização;

• Será feito um painel com as notas dadas, possibilitando os próprios alunos a auto avaliação;

• Observaremos a reação dos alunos da sala na distribuição das tarefas.

Atividades a serem desenvolvidas em cada disciplina

2.1- HISTÓRIA

• Resgate da história da escola, buscando as mudanças ocorridas em todos os aspectos (arquitetônicos estruturais e visuais).

ESTRATÉGIAS

• Pesquisas sobre a escola, criação e funcionamento;

• Entrevistas com ex-alunos;

• Observações das alterações estruturais feitas na escola a partir da planta original, fotos, documentos, etc.



• Localização da escola, da cidade, do município, do estado, da região e do Brasil.

ESTRATÉGIAS

• Mapeamento e construção da Maquete de onde se localiza nossa escola;

• Pesquisas sobre a localização da escola.

2.3- CIÊNCIAS

• As consequências da falta de higiene na saúde;

• Problemas causados pelo lixo, pelas pombas e outros animais;

• Problemas da decomposição e acúmulo dos diferentes tipos de lixo;

• Reciclagem;

• Meio ambiente.

ESTRATÉGIAS

• Pesquisas;

• Coleta de material;

• Reciclagem de papel e confecção de objetos.

2.4- LÍNGUA PORTUGUESA E ESTRANGEIRA

• Rimas com palavras relacionadas com a limpeza;

• Poesias, redações, textos e músicas;

• Reprodução de temas de linguagem escrita para o visual;

• Frases;

• Teatro.

2.2 – GEOGRAFIA E MATEMÁTICA

ESTRATÉGIAS

• Montagens de pequenos diálogos relacionados com a limpeza (português e inglês);

• Confecção de cartazes, com frase em inglês e português sobre a limpeza da classe e da escola.

2.5- EDUCAÇÃO ARTÍSTICA

• Artes com papel reciclado;

• Teatro;

• Paródias;

• Cartazes.

ESTRATÉGIAS

• Desenvolvimento, em grupos, de paródias sobre o tema, a partir de uma música conhecida;

• Montagem de uma peça teatral referente ao tema.

2.6- MATEMÁTICA

• Problemas sobre a produção de lixo;

• Gráficos



ESTRATÉGIAS

• Elaboração de problemas referentes à decomposição de materiais;

• Montagem de gráficos sobre a pontuação das classes;

• Montagem de mini-latões através da planificação do cilindro, mostrando as cores da separação seletiva do lixo.

2.7- EDUCAÇÃO FÍSICA

• Gincana da preservação "O ambiente é o que conta".

ESTRATÉGIAS

• Campanhas de material de limpeza;

• Campanhas de alimento não perecíveis;

• Provas competitivas (relativas ao tema ou não);

• Montagens de cartazes para anotação de pontuação.

SELEÇÃO E PREPARAÇÃODE MATERIAIS/RECURSOS A SEREM UTILIZADOS

• Questionários

• Cartazes

• Maquetes e desenhos

• Planta do Prédio

• Exposição dos trabalhos feitos

• Composteira

• Palestras distribuição de folhetos

• Campanhas educativas e preventivas

• Relatórios

• Redações, textos, filmes

• Trabalhos de fantoches

• Atividades físicas específicas

• Reprodução de temas


OBS: Logo estarei postando imegens dos resultados obtidos.
Até Breve.

5 comentários:

Anônimo disse...

muito bom, adorei luciano.
parabéns!

Unknown disse...

Luciano gostei muito mais gostaria de vê-lo o resultado!!!

Unknown disse...

Gostei muito de seus projeto e preciso ler o resultado do projeto

Unknown disse...

Luciano gostei muito. Parabéns!

Unknown disse...

Luciano gostei do seu projeto preciso do resultado!!!